Conhecida como a Capital Paranaense do Morango, Jaboti, com pouco mais de 5 mil habitantes,  conta com cerca de 300 produtores da fruta, que juntos geram uma renda de cerca de R$ 38 milhões por ano. A informação é da secretária municipal de Agricultura, Andressa Kügler Iglesias, que ressalta que além do apoio já oferecido aos agricultores, a secretaria ainda tem vários projetos em andamento para incentivar a cultura, com cuidados especiais para que o sucesso das lavouras não seja apenas em número, mas também em qualidade. “O morango é muito importante para Jaboti”, afirmou.

Para o produtor Geriel Sene Divino, o morango significa qualidade de vida para sua família. Orientado pela Secretaria Municipal da Agricultura e pela Emater, ele mantém uma área, que considera pequena, de 5 mil metros quadrados, reservada especialmente ao morango. No ano passado, o produtor investiu ainda mais na lavoura e construiu estufas apropriadas para proteger as plantas das condições climáticas. De lá para cá, ele não para mais de colher. Ou seja, não tem intervalos entre as produções, que pode ocasionar queda na renda mensal da família. “Nessa área consigo plantar 15 mil pés de morango, que rendem 15 mil caixas da fruta. Cada uma, atualmente, pode ser vendida a R$ 6..

Entretanto, para chegar a esse ponto, Geriel disse que não foi fácil. “No começo foi difícil porque tive que fazer investimentos e conseguir água o suficiente para manter a plantação. Agora, tudo está mais fácil”, garantiu.

Sua esposa, Elesiane Divino, disse que nunca tinha trabalhado com morangos antes, mas que agora a fruta é a sua vida. “Vivemos em função dos morangos”, comentou.

A fruta saborosa e uma das favoritas das crianças pelo sabor e beleza, já ganhou também uma festa anual em sua homenagem. Em novembro do ano passado foi realiza a 6ª Expo-Morango de Jaboti. A edição de 2018 deve ocorrer na mesma época.