O prefeito de Carlópolis Hiroshi Kubo venceu na noite desta segunda-feira, 22, o prêmio “Prefeito Empreendedor”. O foco estava entre as boas práticas dos gestores públicos paranaenses. Foram oito selecionados (Carlópolis, Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Barracão, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Londrina) que irão disputar a etapa nacional em Brasília.
“Uma grande conquista que faz o nosso município ganhar mais visibilidade em todo o Estado do Paraná”, comenta o prefeito Hiroshi. “Quero cumprimentar e dividir este prêmio com Francislane, Francisco Paiva Netto, Niltinho, os produtores de frutas da APC, Produtores de Café, Produtores de Leite da APROLEIC e todos os demais produtores rurais reunidos em associações e cooperativas”, complementa Hiroshi Kubo.
 Criado no ano 2000 para valorizar e divulgar a capacidade administrativa de gestores que tenham elaborado projetos e implementado ações em favor dos pequenos negócios, o PSPE está na décima edição. Neste ano, são 36 municípios e 41 projetos selecionados no Paraná.

O PSPE premiará um prefeito em cada uma das oito categorias. Os vencedores estaduais concorrerão à etapa nacional. César Rissete, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, destaca o expressivo número de projetos inscritos. “Nesta edição, foram 133 inscrições. São iniciativas de apoio ao empreendedorismo no Estado que merecem ser disseminadas, pois demonstram que os municípios podem promover mudanças e melhorias no ambiente dos negócios”, pontua o gerente.
Projetos relacionados às compras públicas, desburocratização e inclusão produtiva dos microempreendedores individuais (MEIs) são alguns dos exemplos citados por Rissete. “Há prefeitos liderando processos de inovação desde municípios pequenos até às nossas maiores cidades. A maioria participa do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR”, completa.