A cidade de Carlópolis está  entre os 10 destinos turísticos parananenses ideais para as férias de julho. "O Paraná tem centenas de roteiros interessantes, diferentes, repletos de museus, rios, cachoeiras, grutas, paisagens e comidas perfeitos para todos os gostos e idades", aponta o jornal Bem Paraná que fez a lista dos 10 destinos, o que inclui ainda a Lapa, cidades do Litoral, Marechal Cândido Rondon, Tibagi, Prudentópolis, Palmeira e Palmas. 

"O turismo é a vocação da região e com potencial para atrair novos empreendimentos, o que já está acontecendo. É um um novo ciclo econômico com mais empregos e oportunidades para os moradores de Carlópolis, Primeiro de Maio e Sapopema. As prefeituras agora estão mais estruturadas para apoiar, de diversas formas, o que inclui a divulgação, os novos atrativos turísticos", disse o deputado Romanelli (PSB) que representa as três cidades na Assembleia Legislativa.      

Carlópolis, a beleza às margens da represa 
Carlópolis fica às margens da Represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, a 369 km de Curitiba, com área inundada de aproximadamente 116 km², fazendo limite com São Paulo.A localização geográfica tem alguns fatores fundamentais para garantir o desenvolvimento diferenciado em relação à Carlópolis. Dentre eles, a beleza da paisagem, proporcionada pela represa, que aliada ao clima, exerce forte atração na região. O município recebe milhares de turistas e pescadores, devido à grande quantidade e diversidade de espécies na represa. No mês de julho, o turista ainda tem um plus: acontece Festa da Cerejeira, que marca a florada da árvore. A Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes é uma atração a parte. Ela foi construída em homenagem à santa padroeira das navegações. Está localizada na Ilha do Ponciano, com a frente voltada para Carlópolis. A Ilha 13 ou Ilha do Ponciano, como é popularmente conhecida, fica a 300 metros da área urbana. A entrada é pela PR-218 sentido Fartura (SP). O local está a 11 km do centro da cidade, na PR-218. A Ponte Interestadual que liga o Paraná a São Paulo é um ícone da cidade e a terceira maior do Brasil, com 1,5 km de extensão.

Lugares mais visitados
Ponte Interestadual Paraná – São Paulo
Park Golf
Ilha do Ponciano
Clube Vale dos Sonhos

Como chegar
Os acessos ao município são pelas rodovias BR-374 e PR-092 (Rodovia Governador Parigot de Souza).

Onde ficar
Carlópolis possui ótimas opções de hospedagem para quem deseja ter uma bela noite de descanso. Há hotéis, pousadas e casas de veraneio às margens da Represa de Chavantes para aluguel.