Conhecida como a Capital Paranaense do Morango, Jaboti, com pouco mais de 5 mil habitantes, conta com cerca de 300 produtores da fruta, que juntos geram uma renda de cerca de R$ 38 milhões por ano. A informação é da secretária municipal de Agricultura, Andressa Kügler Iglesias, que ressalta que além do apoio já oferecido aos agricultores, a secretaria ainda tem vários projetos em andamento para incentivar a cultura, com cuidados especiais para que o sucesso das lavouras não seja apenas em número, mas também em qualidade. “O morango é muito importante para Jaboti”, afirmou.
Entretanto, para chegar a esse ponto, Geriel disse que não foi fácil. “No começo foi difícil porque tive que fazer investimentos e conseguir água o suficiente para manter a plantação. Agora, tudo está mais fácil”, garantiu.
Sua esposa, Elesiane Divino, disse que nunca tinha trabalhado com morangos antes, mas que agora a fruta é a sua vida. “Vivemos em função dos morangos”, comentou.
A fruta saborosa e uma das favoritas das crianças pelo sabor e beleza, já ganhou também uma festa anual em sua homenagem. Em novembro do ano passado foi realiza a 6ª Expo-Morango de Jaboti. A edição de 2018 deve ocorrer na mesma época.