A Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Paraná — AMUNORPI, entidade representativa dos 22 municípios da região, vem a público manifestar seu veemente repúdio à nota divulgada pela Santa Casa de Jacarezinho em resposta à recente matéria veiculada pelo jornal NP Diário.

A AMUNORPI esclarece que as manifestações em busca de mudanças na gestão e na qualidade da prestação de serviços da Santa Casa de Jacarezinho, instituição que atualmente atua como referência no atendimento hospitalar para os 22 municípios da região, não se tratam de um ato isolado de um único prefeito ou de qualquer projeto político individual, como tenta fazer crer a nota divulgada pela instituição.

Ao contrário, tratam-se de ações conjuntas e articuladas de todos os prefeitos da região, amparadas no clamor diário da população que depende diretamente dos serviços da Santa Casa de Jacarezinho e vem sofrendo com o atendimento precário atualmente oferecido.

Todos os prefeitos que integram esta Associação mantêm contato direto e constante com a população de seus municípios e têm recebido, de forma recorrente, denúncias, reclamações e relatos de sofrimento de pacientes e familiares em relação ao atendimento prestado pela referência. A AMUNORPI, inclusive, possui um vasto acervo de provas documentais e depoimentos de usuários do sistema de saúde que clamam por socorro e por melhorias urgentes na Santa Casa de Jacarezinho.

Importa frisar que a AMUNORPI não tem medido esforços para buscar soluções estruturais e duradouras, articulando junto ao Governo do Estado do Paraná e a diversos Deputados Estaduais e Federais o apoio necessário para a reestruturação e melhoria da gestão da instituição, visando assegurar um atendimento digno, humanizado e de qualidade a toda a população da região.

Assim, a tentativa da atual administração da Santa Casa de Jacarezinho de deslegitimar esse movimento regional, tachando-o como ato político individual ou tendencioso, não encontra qualquer respaldo na realidade. Ao contrário, revela-se um equívoco grave e um desrespeito à população e aos gestores públicos que, diariamente, buscam garantir o direito fundamental à saúde.

A AMUNORPI reafirma seu compromisso com a defesa intransigente da saúde pública e com a busca por soluções que coloquem a vida e o bem-estar da população em primeiro lugar.

Jacarezinho, 15 de setembro de 2025.

Régis William Siqueira Rodrigues
Presidente da AMUNORPI
Prefeito de Jaboti